widget

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Esaú e Jacó


Isaac tinha quarenta anos quando casou-se com Rebeca. Desde o dia de seu casamento, pediram a Deus a benção de um filho. Deus ouviu suas preces, e Rebeca teve gêmeos: Esaú e Jacó.
Quando os irmãos cresceram, não se pareciam em nada. Esaú era forte e alto, gostava de estar no campo e se tornou um grande caçador. Era o favorito de seu pai. Jacó era magro e frágil, gostava da vida tranquila e era o preferido de sua mãe.
 


Esaú era o primogênito. Estava destinado a ser o chefe de um grande povo e seria abençoado pelo pai. Ele não se importava muito com o destino. Um dia, quando voltava do campo com muita fome, trocou a primogenitura com seu irmão por um prato de lentilha. Jacó estava comendo e Esaú disse:
"Dá-me esse prato que você tem, estou com muita fome. eu troco pela minha primogenitura!"
Então Jacó deu o pão e o prato de lentilha. Esaú comeu e bebeu, depois se levantou e saiu.
Quando Isaac estava já bem idoso e seus olhos não podiam ver, chamou seu filho maior e lhe disse:
"Estou quase morrendo. Vai ao campo caçar algo e prepare um bom prato de comida para mim. Comeremos juntos e lhe darei minha benção."
Rebeca estava escutando e disse ao filho menos, Jacó:
"Escute com atenção e faça o que eu disser. Traga dois cabritos para eu preparar com eles uma saborosa comida. Depois, você a levará ao seu pai e receberá a benção dele."
Vestiu Jacó com a melhor roupa de Esaú e cobriu-lhe os braços e pescoço com a pele do cabrito, para que Isaac não conseguisse diferenciá-los.
 

 
Jacó levou o prato de comida ao pai e disse-lhe: "Sou Esaú, teu primogênito". Isaac disse: "A voz de Jacó, mas as mãos de Esaú. Chegue mais perto e eu lhe abençoarei". Ao cheirar sua roupa, não teve dúvidas e o abençoou.
Ao voltar do campo, quando Esaú soube como seu irmão havia lhe roubado a bênção, ficou enfurecido e queria matá-lo. Para evitar a briga entre os irmãos, Rebeca e Isaac enviaram Jacó para outro país, à casa de um parente chamado Labão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário